segunda-feira, 28 de setembro de 2009

9° Ato( Em Fortaleza)
Entram em cena Chico Bento, Cordulina e Duquinha. Todos admirados com a cidade grande.
Cordulina:_ Que bom que nos conseguimos chegar em Fortaleza.
Chico B.:_Vamos procurar o tal abrigo dos retirantes que aquela mulher falou pra gente.
Nesse momento entra Conceição.
Conceição:_Por aqui compadre?
Chico B.:_(surpreso) Ah! Comadre Conceição! A senhora por aqui! Cheguei hoje, agorinha...
Conceição dirigindo-se a Cordulina.
Conceição:_E você comadre? Como vai? Tão magrinha heim? Vocês tão magros demais.
Chico B.:_ O que tanta miséria não faz!Só Deus sabe o que a gente passou nesse sertão.
Conceição:_Imagino compadre! E esse é meu afilhado? O Manoel?
Cordulina:_É sim! A gente chama ele de Duquinha.
Conceição:_Me dê ele aqui. Mas como ta magrinho! E o Josias? Cadê ele?
Chico B.:_Morreu! Comeu mandioca crua.
Conceição:_ Coidatinho compadre.Eu imagino o que vocês estão sentindo nesse momento! Mas vocÊs estão pensando em ir pra onde?
Chico B.:_ Prum tal de campo de concentração!
Conceição:_Eu trabalho lá! Mas faço questão que vocês fiquem na minha casa. Vamos.
E todos vão para a casa de Conceição.Chegando na casa de Conceição eles sentam e ela arruma alguma coisa pra eles comerem.
Depois entra Dona Inácia toda feliz e saltitante.
D. Inácia:_O tempo está feixando!Vamos ter chuva!.
Todos vibram com a notícia.
Chico comprimenta Dona Inácia e logo dirigindo-se a Conceição:
Chico B>:_ Comadre eu e Cordulina queremos te pedir um favor!
Conceição:_Sim o que é?
Chico B.:_A senhora poderia ficar com o Duquinha, a gente não tem condição de criar ele! Por favor!Fique com ele?
Conceição fica um pouco confusa, mas prefere concordar.
Conceição.:_Se for assim eu fico! Mas e vocês?Vão pra onde?
Chico B.:_Nois tamo querendo ir pra São Paulo. É melhor que ir pro Amazonas.
Conceição:_E as passagens, como você vai comprar?
Chico B.:_Eu ainda não sei.
Conceição:_Eu vou ajudar vocês! Eu compro as passagens.
Chico Bento e Cordulina ficam muito agradecidos.
Depois de muitos agradecimentos, Dona Inácia pega uma carta que Vicente tinha mandado para Conceição.
D. Inácia:_ Quase ia me esquecendo! Vicente mandou essa cartinha pra você minha filha!
Conceição:_Pra mim?
Ela lê a carta em voz alta para todos.
Chico B.:_Que bom em comadre!
Conceição:_Que otimo!
Chico B.:_ Comadre eu e Cordulina temos que ir se imbora!
Conceição:_ Mas já?
Chico B.:_ É! Temos que recontruir logo nossa vidinha!
Conceição:_Então está bem! Vamos pra estação que eu vou comprar logo as passagens de vocês. Agora é só seguir em frente que Deus tem uma vida nova para todos!
Todos saem de cena felizes ao som da música Asa branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário